À Descoberta de Miranda do Douro
 


Sendim

InícioQuem somos?PercursosProjectosLigações Web

 

Miranda do Douro - Duas Igrejas - Aguas Vivas -
Palaçoulo - Sendim - Fonte de Aldeia -
- Duas Igrejas - Miranda do Douro
55 Km

28 de Outubro de 2006

Sendim já tinha feito parte dos meus percursos de bicicleta mas merecia uma visita mais atenta.

O dia estava magnífico, bom para se passear de bicicleta.

Depois de um café a meio da manhã no Aquário, saí com Sendim como meta. A ideia era passar por Palaçoulo e regressar por Fonte da Aldeia. Sentia-me bem fisicamente, mesmo sem andar de bicicleta há quase um mês.

Cheguei a Sendim após a uma da tarde, depois de uma "refeição" ligeira ali para os lados de Prado Gatão.

Dá gosto ver Sendim esticada ao sol como um lagarto a recarregar as baterias.

A estação dos caminhos de ferro são uma tristeza. Bonitos azulejos teimam em ficar expostos em paredes que já ameaçam ruir, num amontoado de silvas, lixo e dejectos. Não há qualquer sinal de preservação de um património que já foi um local central de Sendim. Será que ninguém repara? Será que o passado já não interessa a ninguém? Parece-me que os danos sofridos são  irrecuperáveis e o edifício acabará por cair não demora muito.

Pelo contrário, a piscina tem um aspecto muito cuidado. Relva bem aparada, acessos limpos nota-se que merece atenção.

Andei por quase todas as ruas da vila. Procurei os monumentos, aqueles pontos que normalmente são indicados para quem aqui vem de fugida, mas também procurei os sítios mais pequenos, os menos importantes mas muitas vezes aqueles onde se escondem as pequenas belezas.

Achei simpáticas as ruas, ruelas, becos que se cruzam com pequenos recantos de jardim. Aqui e além idosas de negro fazem croché com linha alba como a cal. São pequenas maravilhas de saem das suas mãos. Às vezes, com o mesmo carinho, também fazem meias de lã para os pauliteiros.

A igreja é muito bonita. Os altares e bancos escuros contrastam com o branco das paredes. A iluminação indirecta cria um ambiente apropriado de recolhimento.

Saindo um pouco do núcleo habitacional mais antigo, nota-se o desenvolvimento da Vila. Na Avenida do Ciclo vemos a Escola EB2,3 , os Bonbeiros, a Junta de Freguesia e a Escola Primária. O Outono está bem evidente nas árvores que ladeiam a estrada.

Parti para Miranda com a ideia de que tinha visitado muito de Sendim e com uma outra ideia da vila. Uma vila mais aconchegada, mais simples e mais romântica.

 

Aníbal Gonçalves

 

Visitei Sendim, de bicicleta, 3 vezes: a 20 de Maio de 2006, a 10 de Junho de 2006 e a 28 de Outubro de 2006. Destas 3 visitas resultaram cerca de 400 fotografias sendo difícil a selecção de um grupo para apresentar. Opto por um pouco daquilo que as pessoas esperam ver outro pouco daquilo que mais gostei.


Igreja Matriz


Idosas a fazer tricote


Junta de Freguesia

 

 Ligações externas
     Sendim em Linha
     Lenga Lenga

 

(clicar na lupa ao lado das fotografias
para as ver em tamanho maior)


Pormenor numa rua


Grafiti


Piscina


Pormenor da capela


Casa velha


Fonte do Lugar


Capela


Pavão


Estação dos Caminhos de Ferro


Jardim nas traseiras da Casa da Cultura

 

30 Outubro 2006