À Descoberta de Miranda do Douro
 


Quinta do Cordeiro

InícioQuem somos?PercursosProjectosLigações Web

 

Miranda - Malhadas - Quinta do Cordeiro
- Duas Igrejas - Miranda do Douro
28 Km
30 de Maio de 2006

 No fim-de-semana anterior não houve passeios de bicicleta. Uma aventura em moto pelas encostas do sabor deixaram algumas mazelas no meu físico e necessitei de algum tempo para me recuperar. Avizinha-se um fim-de-semana em cheio e tenho de cuidar a minha forma. Ontem, 30 de Maio saí ao fim da tarde para um pequeno passeio.

Em conversas que tive soube da Lagoa Grande e da estrada que se está a fazer entre Duas Igrejas e Malhadas, passando pela Quinta do Cordeiro. Parecia-ma arriscado meter-me por caminhos desconhecidos e já ao fim do dia, mas, o gosto pela aventura foi mais forte e pedalei rapidamente até ao cruzamento para o Nazo, quem vai para Vimioso.

Virei à esquerda, por uma estrada de terra batida, acabada de abrir. Com receio fui avançando. O passeio não estava a ser tão agradável como o previsto. A bicicleta andava com dificuldade porque se enterrava na terra da estrada recém mexida. Muito vento, muito pó poucos motivos para fotografias. Passei por duas lagoas que não me pareceram grandes. Ganhei coragem e pedalei com mais força até vislumbrar umas casas que desconfiei serem a Quinta do Cordeiro, e eram mesmo.

Bebi água e procurei algo em que pousar a objectiva. Acabei por ir parar à capela. Três senhoras arrumavam o interior da capela. Pelos vistos tinha havido festa recentemente. Ouvi um pouco da história de S. Isidro Lavrador, acompanhado por dois bois e um anjo que lavram a terra com um arado.

Desci ao ribeiro, voltei ao centro e parti em direcção a Duas Igrejas.

O fresco já se fazia sentir e sol aconchegava-se no horizonte. Apesar das cores doces da Sé e do Castelo ao chegar a Miranda do Douro, a máquina fotográfica por mais perfeita que seja está muito distante da máquina fantástica que são os nossos olhos.

Foi um passeio curto e rápido (entre as 17:30 e as 20:00).

Descobri mais alguns caminhos de Miranda do Douro

Aníbal Gonçalves

(clicar na lupa ao lado das fotografias
para as ver em tamanho maior)


Estrada em construção


Pormenor de porta


Largo da festa


S. Isidro

 
Porta de uma curralada


Capela da Quinta do Cordeiro