À Descoberta de Miranda do Douro
 


Prado Gatão

InícioQuem somos?PercursosProjectosLigações Web

 

Miranda - Duas Igrejas - Aldeia Nova -
 Prado Gatão - Palaçoulo - Águas Vivas - S. Pedro da Silva - Duas Igrejas - Miranda do Douro
50 Km
11 de Março de 2006

    Hoje o percurso não estava planeado foi uma aventura. O Rafael estava ocupado e ainda bem porque eu pretendia aventurar-me por localidades e distâncias que me parece estarem para além daquilo que a sua roda 20 lhe permite.

   Saí depois de almoço, pouco depois das 13, em direcção a Fonte da Aldeia. A partir daí não havia planos.

   Parei em Duas Igrejas para tomar um café e troquei dois dedos de conversa com a dona do Café. Contou-me, em poucas palavras, como eram os tempos áureos de Duas Igrejas. Falou-me da linha do comboio, dos dias de feira em que vendia mais de 3 grades de cerveja. Recordou quando a Escola Primária tinha 2 professoras, mais de 40 alunos e desfiou o nome das professoras à época. Depois voltou à actualidade. Queixou-se de ter o café às moscas, dos casais que têm poucos ou nenhum filho e da aldeia que vai definhando pouco a pouco.

   Acordei, da conversa (com pena) e segui viagem até Fonte da Aldeia. Aí, provoquei um idoso montado num burro branco, perguntando-lhe se o burro era de Raça Mirandesa. Provou-me que os anos não lhe tiraram o bom-humor e respondeu-me que não o viu nascer. Muito simpático, indicou-me o caminho que necessitava de seguir para ir para Prado Gatão. Eu desconhecia completamente essa estrada. Depois de avistar Prado Gatão comecei a delinear o resto do percurso.

   Dei o habitual passeio pelas ruas da Prado Gatão e visitei a igreja onde fui recebido com desconfiança por duas idosas que procediam a mudança das flores. Conversei um pouco com elas e puseram-se à-vontade. Falaram-me das obras de restauro do telhado, da pintura da parede e dos santos nos altares.

   Desci de novo a aldeia em direcção a Palaçoulo. O dia estava soalheiro, mas, ao tomar esse caminho fiquei um pouco inquieto. Na fazia ideia do que me esperava, quer em quilómetros quer em dificuldades. Visitei Palaçoulo, Águas Vivas, São Pedro da Silva e depois "acelerei" em direcção a Miranda antes que a noite me surpreendesse na estrada. Os pormenores contá-los-ei noutra altura.

Aníbal Gonçalves

 

   Prado Gatão

(clicar na lupa ao lado das fotografias para as ver em tamanho maior)


Vista geral de Prado Gatão


Rebanho. Prado Gatão ao Longe


Capela


A aproveitar o sol de Março


Rua que conduz à igreja


Teto da igreja


Rasto com pomba a observar-me


Vaca a pastar e ninho ao longe

 


Puxador de porta. O mais elaborado que já vi


Cruzeiro de Prado Gatão

11Mar.2006