À Descoberta de Miranda do Douro
 


Póvoa

InícioQuem somos?PercursosProjectosLigações Web

 

Miranda do Douro - Malhadas - Póvoa -
 Malhadas - Miranda do Douro
25 Km
01 de Maio de 2006

 

 

O mês de Abril foi farto em passeios e quisemos começar Maio com mais um. Ainda não estávamos completamente recuperados de um passeio pedestre que fizemos pelas encostas do Sabor na freguesia de Brunhoso (Mogadouro) no dia 30 de Abril. Decidimos por um local que ainda não está fotograficamente representado e escolhemos a Póvoa.

Já estivemos de bicicleta na Póvoa por duas vezes: 19 de Janeiro de 2005 e 22 de Janeiro de 2006. Já temos um bom conjunto de fotografias mesmo não contando com a idas à Festa da Gaita de Foles e as caminhadas da escola que muitas vezes começam na Póvoa. Esta é a aldeia que mais fotografei até ao momento e ela bem merece.

Neste passeio utilizámos uma nova câmara digital, de 5 Megapixels, mas os resultados não foram os melhores e a maior parte das fotografias aqui apresentadas são das visitas anteriores.

A saída foi tranquila, depois de almoço, calmamente pois a temperatura já faz transpirar.

Depois de uma passagem rápida em Malhadas, começámos a descer para a Póvoa. Num lameiro, do lado direito, havia um lindo manto de flores azuis que mereceram a nossa atenção.

Rapidamente chegámos à Povoa. Aqui as ruas já são todas minhas conhecidas. A forma de olhar, a luz a inspiração fazem com que todos os dias a visão seja diferente.

O dia estava luminoso, com poucas nuvens e o passeio pela aldeia foi agradável.

Tivemos a "feliz" ideia de voltar a Miranda por caminhos de terra batida (que já percorremos nalgumas caminhadas), mas as coisas não correram muito bem. Depois de seguirmos três caminhos sem saída decidimos voltar à Póvoa. Informaram-nos de que estávamos no caminho certo e lá arriscamos mais uma vez. Também desta vez as coisas não correram bem. Depois de passarmos  o Fresno tivemos uma subida digna de respeito. O Rafael ganhou cor no rosto.

Ao passarmos numa vinha, já perto de Malhadas alguém nos ofereceu ao longe uma enxada de cavar a vinha talvez achando que há formas mais rentáveis de gastar a energia. Queríamos seguir em direcção ao Palancar mas acabámos por ir dar a Malhadas.

Seguimos muito devagar até Miranda, onde chegámos já muito descansados e prontos para outro passeio.

 

Aníbal Gonçalves

(clicar na lupa ao lado das fotografias
para as ver em tamanho maior)


Igreja Matriz


Pombal


Altar da capela


Vista parcial da Póvoa


Escola primária (encerrada em 2001)


Fazendo renda ao sol


Um dos muitos cruzeiros


Aparições


A caminho do Nazo

01 Mai.2006