À Descoberta de Miranda do Douro
 


Picote

InícioQuem somos?PercursosProjectosLigações Web

 

Miranda - Vila Chã - Picote - Barrocal - Picote - Fonte da Aldeia - Duas Igrejas - Miranda do Douro
51 Km
01 de Abril de 2006

O percurso de hoje estava bem demarcado à partida: Picote e Barrocal do Douro. Saí perto das 10:30, sozinho em direcção a Cércio e Duas Igrejas. A Primavera já colocou as suas marcas por todo o lado. Ouvia-se a o cuco (Cuculus canorus) e a boubela (Upupa epops).Os tractores amanhavam as terras para receberem as batatas e a água dos ribeiros saltita de pedra em pedra à procura do caminho certo. Apetece parar a cada 5 metros para tirar fotografias e acabei por demorar muito tempo a chegar a Picote, valeu a pena, tirei óptimas fotografias.

Em Picote dei um passeio por algumas ruas da aldeia a desci ao miradouro da Fraga do Puio. A paisagem não estava nada fotogénica. O água do rio está cor de terra e parecia haver neblina no vale. Não quis perturbar um casal de "pombos" que ali se encontrava e parti em direcção ao Barrocal. O que está logo ali acaba por se tornar longe quando temos que pedalar, mas cheguei mesmo a tempo de comer umas bolachas empurradas com água fresca que comprei no Bar da EDP. No Barrocal encontrei floridos jardins em frente às casas  e ouvi o canto dos canários. parece que há muitos habitantes que gostam de aves de gaiola. Pensei em descer à barragem mas não me senti preparado.

Saí em direcção a Picote. De novo na aldeia encontrei um curioso jardim com pedras pacientemente dispostas e arrisquei-me a tirar-lhes um par de fotografias. Fui surpreendido pelo dono do jardim que curiosamente me convidou a entrar e me mostrou tudo em pormenor. O senhor Venâncio, antigo carpinteiro recolhe as pedras e as raízes de algumas plantas com que constrói e decora o seu jardim. Vê nas rochas beleza o que achei invulgar numa pessoa que nasce e cresce no meio delas.

Mostrou-me também uma colecção de ferramentas antigas que guarda com carinho, cabaças, alfaias e  raízes que colecciona quando amanha as suas oliveiras.

Parti em direcção a Fonte da Aldeia onde enchi a minha garrafa com água de uma fonte que jorra sem parar, mesmo à saída da aldeia na estrada para Prado Gatão. Ainda tirei uma ou duas fotografias mas, caso novo, tinha-se esgotado a capacidade do cartão. Nunca utilizo grandes resoluções nas fotografias mas hoje subi um pouco a resolução o que fez com que o cartão se esgotasse mais rapidamente que o habitual.

Bom, só faltava voltar a casa. Foi o que fiz depois de petiscar um bolo económico ainda me pesava na bolsa e uma laranja sumarenta.

Cheguei a casa às 5 da tarde, bastante descansado com mais 50 Km percorridos e 240 fotografias das quais partilho algumas com todos.

Hoje cruzei-me com mais ciclistas. Duas jovens logo à saída de Picote quando ia para Fonte da Aldeia e um homem (que já encontrei noutros percursos) perto de Fonte da Aldeia. Será que a moda está a pegar?

 

 

               Ligações Externas
  Picote - Uma aldeia do Planalto Mirandês
  Barrocal do Douro em fotografia

(clicar na lupa ao lado das fotografias para as ver em tamanho maior)


Entre Vila Cha e Picote o céu brilhou


Chegada a Picote


O porco mais famoso de Picote


A igreja matriz


A bonita vista da Fraga do Puio


Vista parcial da aldeia


Picote visto do Barrocal


"Jardins de Pedra"


O artista orgulhoso mostra a sua obra.

 

01 Abr.2006