À Descoberta de Miranda do Douro
 


Planalto

InícioQuem somos?PercursosProjectosLigações Web

 

 

Depois de mais de meio ano afastado de Miranda do Douro, foi com muito prazer que regressei, armado, de câmara em riste, pronto para uma redescoberta.

No dia 21 de Julho necessitei de enviar um ficheiro por correio electrónico, recorri ao Quiosque Internet. Levei a máquina fotográfica comigo, a luminosidade prometia. Tarefa terminada, subi até ao largo da Sé para admirar o Douro. A minha ausência limpou todas as poeiras, da mente e do céu, as cores estão mais brilhantes e as formas mais harmoniosas.

No Jardim dos Frades Trinos subi à muralha. A paisagem, sobejamente conhecida, namorava com o céu, incendiados no calor do Sol, soltando cantos das frondosas árvores. Continuei pela muralha e rodei a cidade pela Rua de D. Dinis. Depois de chegar às ruínas do castelo decidi descer ao Rio Fresno. Era o meu primeiro contacto com o empreendimento, depois de concluído. Em termos fotogénicos é agradável, em termos de utilidade, veremos.
Depois de mais de uma hora em busca do ângulo certo, subindo e descendo os caminhos, senti que estava na hora de regressar a casa, já sentia fome.

Almocei e regressei à redescoberta de Miranda do Douro. Não tenho bicicleta em Miranda, por isso fui mesmo de carro até ao Santuário de Nossa Senhora do Nazo. Naquela estrada sinto-me inspirado. Mais uma vez delirei com a paisagem, fotografando em série panorâmicas fantásticas.

Com o dia já em declínio, corri ainda para a estrada de Cércio-Freixiosa, outro dos meus pontos de eleição. Foi aqui que vi o sol despedir-se, escurecendo o céu azul vibrante, parando a minha ânsia de congelar os momentos.

À noite voltei a Cércio acompanhado da família. Reencontrámos amigos, comemos uma boa dose de caracóis e iniciámo-nos nas cristas, também muito saborosas. A noite estava muito fresca e regressámos cedo a casa.

Pensava ter encerrado o site À Descoberta de Miranda do Douro, mas enquanto me deliciar com as paisagens do Planalto, vou continuar a partilhá-las com quem gostar.

 

Aníbal Gonçalves

 


 

 

(clicar na lupa ao lado das fotografias
para as ver em tamanho maior)


Arranjo no Rio Fresno


Largo D. João I?


Jardim dos Frades Trinos


Junto da Sé


Ruínas


Entre Malhadas e o Nazo


Próximo da Freixiosa

25 Julho 2007