À Descoberta de Miranda do Douro
 


Fonte d'Aldeia

InícioQuem somos?PercursosProjectosLigações Web

 

Miranda do Douro - Duas Igrejas - Fonte d'Aldeia - Duas Igrejas - Miranda do Douro
28 Km
05 de Março de 2006

Desta vez decidimos fazer um passeio a Fonte d´Aldeia.

Saímos de casa às 11H da manhã. Estivemos ainda a encher os pneus da minha bicicleta antes de sair.

Subimos pela estrada em direcção ao café “Aquário”, mas estava fechado, por isso tivemos que seguir caminho.

Logo no início, quando ainda íamos a meio caminho de Cércio, eu comecei logo a ficar cansado e ainda tive que sair da bicicleta e ir a pé durante um bocado!

Quando finalmente chegámos a Cércio descansámos um pouco, pois havia uma grande descida onde ganhámos imensa velocidade e não precisámos de pedalar.

Depois passámos por Duas Igrejas onde tirámos algumas fotografias. Quando íamos embora vimos duas cegonhas num ninho e outra a voar por cima delas e tivemos uma sensação de que algo ia acontecer. E de facto aconteceu, a cegonha que sobrevoava o ninho, desceu até ele e pôs-se a lutar com uma das outras, para lhe tentar roubar o ninho, mas esta não teve sucesso. No fim de tudo, o ninho continuou ocupado pelas mesmas cegonhas.
Esta luta chamou-nos muito a atenção e decidimos aproximar-nos mais do ninho para lhe tirarmos algumas fotografias. Em seguida descobrimos um caminho pelo meio dos lameiros por onde decidimos seguir.  Avançámos, avançámos até que a certa altura, o caminho acaba num portão de ferro, passámos pelo portão, e um pouco mais à frente, avistámos o barco de turismo que antes, navegava no rio Douro.

Quando finalmente avistámos estrada, seguimos por ela até Fonte d´Aldeia. Chegámos lá estafados, por isso parámos um pouco para comer alguma coisa, pois já passava da uma da tarde.

Acabámos de comer, fomos tomar um café, tirámos algumas fotografias e voltámos para casa. Mas no caminho, soltou-se a corrente da bicicleta três vezes e a descida que estava em Cércio, tornou-se numa subida, cansei-me imenso.

Cheguei a casa estafado.

Adorei este passeio, mas o que mais gostei foi da luta das cegonhas.
 

Marco Rafael

 

(clicar na lupa ao lado das fotografias para as ver em tamanho maior)


Puxadores de porta


Fonte velha (e nova)


Cruzeiro no centro da aldeia


Cruzeiro à entrada da aldeia

 
Estrada entre 2 Igrejas e Cércio


Estrada à saída de Fonte da Aldeia


Descanso e bolachas para o almoço


Charca em Fonte da Aldeia


Ferro velho