À Descoberta de Miranda do Douro
 


Cicouro

InícioQuem somos?PercursosProjectosLigações Web


Miranda do Douro - Pena Branca - Ifanes
- S. da Luz - Constantim - Cicouro - Constantim
- Ifanes - Pena Branca - Miranda do Douro

40 Km
13 de Maio de 2006

As fotografias de Cicouro têm sido das mais "requisitadas" e essa foi também uma das razões para este passeio do dia 13 de Maio.

Pude constatar numa deslocação que fiz ontem a Bragança  que a paisagem continua magnífica até à N.ª Sr.ª da Luz e essa foi outra das razões.

Parti sozinho e sem pressas, a meio da manhã. Desta vez, erradamente sei agora, não levei nada com que enganar o estômago simplesmente uma garrafa pequena de água.

Antes de chegar a Ifanes parei para fotografar um campo de arçãs floridas, algo de tirar a respiração. Sei como é difícil conseguir toda a beleza que os nossos olhos vêem e, nestes casos, opto pela quantidade. De algumas dezenas de fotografias há poucas que merecem ser expostas nesta página num futuro próximo.  

Antes de chegar a Constantim reparei numa nova placa que indica um Parque de Merendas. Vamos lá!...

Trata-se de uma enorme área (que agora está repleta de flores) com uma charca, mesas, bancos, assadores e uma fonte. Tudo o que é necessário para um bom piquenique.

Parti em direcção à Nossa Sr.ª da Luz. Parece-me que é o ponto mais alto do concelho de Miranda do Douro, 910 metros. A festa neste santuário realizou-se à relativamente pouco tempo e os vestígios são bem visíveis principalmente do lado de lá da fronteira. Há montes de lixo espalhados por entre os carvalhos.

Depois de uma passagem rápida por Constantim cheguei finalmente a Cicouro. À entrada as ruas são largas, recentes, alcatroadas e ladeadas por espaços verdes cheios de lírios floridos. Depois de passar uma pequena ponte há um núcleo de casas mais antigas em volta da igreja matriz. Conversei com alguns habitantes, sempre prontos e agradáveis. Visitei a igreja e parti em direcção à capela. Esta capela edificada sobre a ruínas de outra mais antiga, tem linhas modernas mas os acabamentos fazem com que seja agradável na paisagem (não conheço o seu interior).

De volta à aldeia, deambulei por quase todas as ruas. Visitei a escola de 1.ºciclo (encerrada, que já conhecia). Subi em direcção a Norte e no extremo da aldeia encontrei uma albufeira (não percebi para que serve) e um ninho de cegonha ocupado.

Convencido que já tinha um bom conjunto de fotografias parti em direcção a Constantim.

Em Constantim também dei uma volta completa à aldeia.

Regressei a Miranda ao fim da tarde, com muitas ganas ao almoço.

Aníbal Gonçalves

 

Os meus passeios de bicicleta apenas passaram por Cicouro no dia 15 de Outubro de 2005. Nesse dia, o percurso já ia longo e não houve grande tempo para fotografias.

 

 

Links externos

Cicouro

Manuel Carvalho

 

(clicar na lupa ao lado das fotografias
para as ver em tamanho maior)


Canteiro de flores


Residente simpático corta o excesso de erva


Ribeira que atravessa a aldeia


Muitos espaços verdes e muitos jardins


Escola primária que encerrou este ano


Rua que conduz à igreja matriz


Altar secundário no interior da igreja


Porta antiga


Capela


Vista parcial da aldeia (da capela)

 

13 Maio.2006