À Descoberta de Miranda do Douro

- S. João das Arribas

+ ou - 8 Km
04 de Junho de 2006

Mais uma vez decidimos aderir aos passeios pedestres.

Este percurso é meu conhecido, foi exactamente o mesmo que fiz de bicicleta no dia 6 de Maio. Agora o desafio era faze-lo a pé, acompanhado pelo Rafael e mais de uma centena de Mirandeses.

Às 8:30 da manha chegámos junto ao Posto de Turismo de Miranda do Douro. Recebemos dois bonés e duas garrafas de água, pois as camisolas já as levávamos vestidas. Toda a gente era nossa conhecida de outras caminhadas. As pessoas que participam, ano após ano, são as mesmas.

Desta vez escolhi caminhar à frente. Esta opção não se mostrou uma boa opção para fotografar e pouco depois voltei à minha posição já habitual, o fim do "pelotão". Caminhava a meu lado um grupo de jovens muito bem dispostas de Malhadas. Este grupo também é costumeiro e já conheço a forma algo brejeira de falar.

A primeira paragem foi no castro de Vale de Águia e o segundo no moinho de água. Desta vez a porta estava aberta. O presidente da autarquia tinha a chave.

A passagem por Vale de Águia não teve direito a paragem e o mesmo aconteceu em Aldeia Nova. Mas eu decidi parar. Deixei o grupo seguir  e tirei algumas fotografias pelas ruas e a um lagar de vinho bastante antigo.

Acelerei na descida, ultrapassei o carro vassoura e cheguei ao castro de Aldeia Nova ao mesmo tempo do grupo "bem disposto"de Malhadas.

As pessoas sentaram-se, repousando e algumas já falavam no regresso. Em Miranda havia muitas outras actividades a decorrer: Festa da Palavra na Sé, Encontro Nacional de Giribol com centenas de visitantes na cidade.

Fizemos um passeio por toda a área tirando fotografias a tudo que havia para fotografar.

Pouco depois do meio dia foi distribuído o almoço. Num saco havia sandes, sumo e fruta. Comemos alguma coisa enquanto as formigas não nos descobriram e depois começámos a brincar com elas.

Juntou-se um grupo de pessoas e apanhámos o autocarro de volta a Miranda.

O passeio foi agradável mas fiquei com uma ligeira sensação de insatisfação. Talvez faltasse o António para animar a festa...

Aníbal Gonçalves

Saída de Miranda do Douro

Vista do Rio no castro de Vale de Águia

Jardim em Aldeia Nova

Grupo já no S. João das Arribas

O Rafael olhando o Rio

Interior da capela (S. João das Arribas)