À Descoberta de Miranda do Douro
 


Passeio Pedestre

InícioQuem somos?PercursosProjectosLigações Web


Miranda - Palancar - Póvoa
- Picão - Santuário do Nazo


+ ou - 20 Km


06 de Setembro de 2004

 

   Poucos dias depois do 4.ºPasseio Perdeste realizou-se esta caminhada que era a primeira de um conjunto delas que se iriam realizar durante o Verão.

   Para meu espanto apareceu pouca gente. Alguém comentou que se devia a não haver almoço. Parece estranho mas alguns participantes das caminhadas fazem-no por outras razões que não o prazer de caminhar. Eu e o Rafael lá estávamos e conhecíamos dois dos restantes participantes (13 pessoas e 2 cães).

    O percurso não estava definido uma vez que não se sabia ao certo quantos e que tipo de participantes que iriam comparecer. Depois de algumas alternativas apontadas, deixámos Miranda partindo por um caminho, mais ou menos em direcção ao Palancar. Pouco depois, subimos para poente e atravessámos a estrada que vai para Malhadas junto ao cruzamento do Palancar. Descemos por outro caminho e avançámos por campos sem fim ficando eu sem qualquer referência. Estava muito calor, o sol queimava as poucas ervas ainda verdes e a pele que os nossos corpos tinham à mostra. Os cachorros que nos acompanhavam pareciam querer sufocar a qualquer momento. Faziam pequenas paragens nas sombras das giestas, que depois pagavam caras com as corridas que tinham que dar para nos alcançarem.

    A certa altura alguém falou numa quinta abandonada. Seguimos o percurso de um ribeiro já seco até a encontrarmos. Ouvimos algumas histórias sobre as pessoas que a habitaram. Parece ter vivido ali alguém importante da justiça. Quase imaginei a sua secretária e a estante com os escritos da lei e os aldeões que vinham de longe para o consultar.

    Subimos uma encosta e estávamos em Vale de Mira. Finalmente consegui reorientar a minha "bússola". Sempre por caminhos de terra batida, descemos até ao Aqueduto do Vilarinho e chegámos a Santa Luzia onde deixámos alguns dos companheiros. Outros, subimos em direcção aos torreões do castelo com o resto das forças que já começavam a faltar.

     Ninguém contou os quilómetros percorridos mas foram mais de 4 horas a andar. Seguramente que foram percorridos mais de 20 Km e o esforço já pesava em novos e velhos.

   Estavam marcadas outras caminhadas para o Verão, mas nós, também porque nos ausentámos de Miranda, não participámos em mais nenhuma.

Aníbal Gonçalves

 

 


Saída de Miranda do Douro


Lá para os lados do Palancar


Andando não sei por onde...


À procura de um pouco de fresco


A Quinta de Fernão Pinto


O Aqueduto do Vilarinho