À Descoberta de Miranda do Douro


Santuário de N.ª S.ª do Nazo

InícioQuem somos?PercursosProjectosLigações Web


Miranda - Palancar - Póvoa
- Picão - Santuário do Nazo


+ ou - 14 Km


06 de Setembro de 2004

 

 

   Este foi a primeira iniciativa de passeios pedestres em que participámos. Foi toda a família, até o António com 5 anos partiu animado (de mão dada com a mãe na 1.ª fotografia) e caminhou até ao Palancar.

   O passeio foi organizado pela Câmara Municipal e teve uma grande adesão desde jovens a idosos. A ida ao Nazo a pé tem alguma tradição por altura da Festa de Nossa Senhora do Nazo, que estava próxima.

    A partida deu-se junto ao Posto de Turismo e a passo acelerado caminhou-se sem pausas até ao Picão. Formaram-se grupos de novos e velhos, vizinhos, conhecidos e desconhecidos. Reinou a boa disposição com os mais velhos e mais resistentes a rirem-se das faces rosadas dos mais novos.

    Atravessámos o Palancar onde se deram as primeiras desistências. O Autocarro da Câmara apanhou os mais pequenos e alguns já lesionados. O mesmo aconteceu na Póvoa.

    Fizemos um pequeno desvio pelo Picão que eu conheci finalmente depois de ouvir falar desse lugar já há 6 anos. Fez-se uma pequena pausa e beberam-se mais uma grande quantidade de garrafas de água que um carro de apoio ia distribuindo. As pernas começavam a pesar. Partimos em direcção ao Nazo ao qual chegámos cheios de calor, cansados mas bem dispostos.

     Almoçámos todos juntos, oferta da organização. Sou levado a pensar que para alguns valeu o almoço. Para mim, valeu a caminhada que me abriu o apetite para outras caminhadas na descoberta de Miranda.

     O regresso a Miranda foi de autocarro, depois de apreciar-mos grande quantidade e variedade de burros que ali se encontravam para um concurso.

 

 


De mãos dadas à descoberta


Muitos, muitos a invadir o Palancar


E este sol que tanto aquece


Um merecido descanso no Picão


A chegada ao Naso


Exposição de burros