À Descoberta de Miranda do Douro


Duas Igrejas

InícioQuem somos?PercursosProjectosLigações Web

 

Miranda - Duas Igrejas - Miranda
19 Km
13 de Novembro de 2004

    No dia 13 de Novembro de 2004 (Sábado), mudámos de rumo e escolhemos Duas Igrejas como destino do 3º passeio.
    O dia estava bom. Sem nuvens, quente... mas mesmo com uma manhã tão boa, só partimos às 10h e 13min porque no dia anterior tinha sida o dia do magusto na escola EB2 de Miranda do Douro (a minha escola).
     No início o caminho foi fácil, pois era praticamente todo a descer.
Tinham passado 10 min desde o início do percurso e já tínhamos chegado a Cércio, 3km já tinham sido percorridos, só já faltavam outros 3.
    A caminho de Duas Igrejas vimos um enorme falcão a passar por cima de nós e quando olhamos para a frente lá estava Duas Igrejas.
    Fomos tomar um café, visitar a velha estação de comboio, casas antigas, tirar algumas fotografias, etc.
    Quando iniciamos o regresso eu estava fatigado de tanto andar ás voltas naquela aldeia, e por isso nas maiores subidas tive de ir a pé, mas novamente eu vi uma grande ave por cima de mim, desta vês eram dois abutres, que me fizeram pensar em Miranda, e então eu montei na bicicleta e pedalei até casa.
     Chegámos eram 12h e 48min.adorei esta viagem.

Marco Rafael

 

Freguesia de Duas Igrejas

Actividades económicas: Agricultura, pecuária, transformação de mármores e granitos, carpintarias mecânicas, construção civil, serralharia civil, comércio e serviços.
Festas e Romarias: Santo Amaro (15 de Janeiro), S. Sebastião (20 de Janeiro), N. Sra. das Candeias (2 de Fevereiro), S. Brás (3 de Fevereiro), Sr. dos Passos (5.ª Feira Santa), Sta. Bárbara (3.º fim-de-semana de Maio e último dom. de Agosto), Sto. António (13 de Junho)
Património: Igreja matriz, igreja da Sra. do Monte, igreja de Cércio, capelas de Sta. Marinha, de S. Bartolomeu, do Divino Espírito Santo, de Sto. Isidoro e de Sta. Ana, cruzeiros de S. Bartolomeu, de Coreis, da Sra. do Monte e de Sto. Cristo.
Outros Locais: Zona de caça e pesca no rio Douro
Gastronomia: Fumeiro, folar, bola doce, cavacas e sodos
Artesanato: Colchas de renda, tapetes, alforges, mantas de lã e de farrapos, arados, jugos, gaitas de foles, castanholas e paus para os “Pauliteiros”
Colectividades: Assoc. Cult. e Recreativa de Duas Igrejas, Grupo de Pauliteiros de Duas Igrejas e Grupo de Pauliteiros de Cércio
Orago: Santa Eufémia e Nossa Senhora do Monte
Feiras: Mensal (dia 15)

Fonte: ANAFRE

 


N.ª S.ª do Monte


Ruínas de uma casa antiga


Igreja


Fonte

 
Estação dos Caminhos de Ferro


Pormenor da Varanda da Estação dos Caminhos de Ferro


Regresso a casa